Contratações pelas redes sociais são tendência

19 April 2018

Descubra na matéria da nova edição da revista insider da JLT Brasil

Contratações pelas redes sociais

Quem imaginou o dia em que seria possível conquistar um emprego por uma rede social? O poder das mídias digitais revelam também uma tendência nos RHs: receber novas candidaturas para posições em aberto se torna mais eficiente com o uso de sites e redes. 

Nos últimos dois anos, a JLT tem experimentado um crescimento expressivo. Embora o time de recrutamento da empresa esteja alocado no Rio de Janeiro e São Paulo, a companhia contrata talentos em outras 9 cidades. “Inauguramos em 2017 a filial Uberlândia (MG), com todos os funcionários contratados pelo LinkedIn”, revela Renata Banzato, diretora de RH da JLT Brasil.

Dados do LinkedIn Global Talent Trends indicam que além de ampliar o engajamento, candidatos selecionados a partir da rede social são 40% menos propensos a abandonar o emprego nos seis primeiros meses após a contratação, reduzindo o temido turnover nos índices do RH. No Brasil, segundo a pesquisa, 81% das empresas consideram as redes sociais o melhor canal para a construção de uma imagem sólida da marca.

Desde o ano passado a JLT tem priorizado as candidaturas enviadas pelo LinkedIn, mas manteve também a divulgação em outros canais digitais como sites de recrutamento e e-mail interno a colaboradores. Hoje, mais de 90% dos novos talentos da empresa são contratados pela plataforma social.

Só na página JLT Brasil foram recebidos 100 mil currículos nos últimos doze meses. Uma das vagas mais concorridas, foi a de assistente administrativo, com quase 11 mil candidatos, o que revela uma alta competitividade. 

Mas se a visibilidade é maior, cresce na mesma proporção a desafiadora missão dos recrutadores de triar os currículos. “Recebemos muitas pessoas que enviam a candidatura mesmo sem ter os requisitos básicos anunciados na vaga. Quem possui o perfil mais completo e objetivo aumenta as chances de receber um convite para entrevista”, comenta Mariana Vieira, recrutadora da JLT. 

Para ler esta matéria completa e receber a edição digital da revista insider, clique aqui